domingo, 16 de novembro de 2014

Aprendizado além do verbo

Conversando com pessoas amigas e refletindo a respeito, acredito que Jesus Cristo tenha utilizado a parábola como forma de transmissão de ensinamento por ser uma forma eficaz de aprendizado que transcende o tempo e universaliza o exemplo dado, podendo ser aplicado na vida pessoal de qualquer pessoa - se esta estiver disposta a aprender.




Não é muito diferente o caso dos koans: espécie de  narrativa, diálogo ou pergunta, o koan oriunda do budismo zen , e contém aspectos que são inacessíveis à razão. Desta forma, o koan tem, como objetivo, propiciar a iluminação espiritual do praticante de budismo zen através da interrupção do seu fluxo de pensamentos. São contos , perguntas ou afirmativas que causam impacto no fluxo de pensamento; permitindo ao indivíduo uma reflexão, insight ou questão que foge ao raciocínio meramente intelectual.Isso permite que a pessoa entre em contato com as suas emoções, podendo criar novas formas de ver, sentir ou pensar sobre uma determinada questão, comportamento ou modo de ser. Em suma, o koan, parábolas ou algo similar faz com que o indivíduo escape da racionalização, que afrouxe suas defesas intelectuais a fim de estabelecer novas conexões mentais.




Vejamos um exemplo de koan:



Nada Existe

YAMAOKA TESSHU, quando um jovem estudante Zen, visitou um mestre após outro. Ele então foi até Dokuon de Shokoku. Desejando mostrar o quanto já sabia, ele disse, vaidoso: "A mente, Buddha, e os seres sencientes, além de tudo, não existem. A verdadeira natureza dos fenômenos é vazia. Não há realização, nenhuma delusão, nenhum sábio, nenhuma mediocridade. Não há o Dar e tampouco nada a receber!"
Dokuon, que estava fumando pacientemente, nada disse. Subitamente ele acertou Yamaoka na cabeça com seu longo cachimbo de bambu. Isto fez o jovem ficar muito irritado, gritando xingamentos.




"Se nada existe," perguntou, calmo, Dokuon, "de onde veio toda esta sua raiva?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário