quarta-feira, 11 de agosto de 2010

OBJETIVO DESTE BLOG



O objetivo deste blog é desmistificar e despreconceitualizar a psiquiatria enquanto especialidade médica pra o público leigo.No entanto, todos são muito bem vindos!


A psiquiatria visa a saúde mental e a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos.


Todos nós em algum momento de nossas vidas poderemos ser submetidos a algum fator estressor - seja a perda de um ente querido, a sobrecarga de trabalho, problemas nos relacionamentos interpessoais onde não "daremos conta".Poderemos, mesmo que por algum tempo, abrir mão de ajuda médica e/ou psicológica.Isso não é vergonhoso.


Some-se a isso, milhares de indivíduos que sofrem de males como diversos tipos de ansiedade e depressão, e que, por conta disso, acabam por serem prejudicados nos seus ãmbitos afetivo, laboral e social.


Existem também indivíduos com predisposição genética, isto é, aqueles que tem maior propensão ao desenvolvimento de certas patologias, com uma história familiar sugestiva.Calma, isso não é o fim do mundo! 


A psiquê humana, nossa alma e nossa mente, são universos complexos e interdependentes.Aspectos psicológicos e psiquiátricos caminham juntos e não são, de forma alguma, compartimentos estanques.Acredite, muitos deles são perfeitamente tratáveis, desde que tomemos conciência, aceitemos e nos permitamos ser felizes - sem nos sentirmos diferentes das outras pessoas.


Não podemos dividir nossas emoções de nosso organismo.Somos um universo complexo.Um Homo sapiens que se julga prepotente, em vigência da alta tecnologia atual, mas que negligencia os cuidados, do corpo e da alma corre o risco de viver no silêncio de seus sofrimentos.Não merecemos isso, não é mesmo?


Em suma: não temam a psiquiatria.Ela está a favor de uma melhor qualidade de vida, em todos os aspectos de nossa existência.

4 comentários:

  1. Muito boa a sua introdução. Seu blog promete... parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Obrigada pela visita, obrigada pelo carinho em acompanhar nosso Blog.

    Excelente a proposta do seu cantinho. Deus te guie nessa nova caminhada.

    Que sua semana seja de muitas alegrias, conquistas e paz!

    ResponderExcluir
  3. Acho interessante tua abordagem inicial ,pois a psiquiatria ainda passa por grandes tabus mitologicos ,criados ao longo do tempo ,onde o objetivo final desta,era cuidar apenas de louco.
    Adoro esta parte da ciencia e acho que todas as paginas que se dedicam a saude mental são muito importantes ,principalmente nos dias atuais ,onde as psiques estão tão desajustadas.
    Parabens pelo trabalho e boa sorte nesta trilha bendita.
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir