quinta-feira, 7 de abril de 2011

Agradar ou ser feliz?



Muito educada, filha de imigrante de italianos.Seu porte e sua beleza chamam a atenção assim que adentra o consultório, principalmente seu olhos negros e profundos."Bem casada", como faz questão de dizer.Cursou a faculdade de letras.Estudou a língua e literatura italianas.Não exerceu a profissão, pois casou-se e o casal optou que ela se dedicasse exclusivamente à família.

Tiveram um casal de filhos, hoje adolescentes. Aos 47 anos, diz sentir-se deprimida; sua vida, relata, é desprovida de sentido.Seus filhos não quiseram estudar a língua italiana.Seu marido, brasileiro, não aprecia as mesmas coisas que ela: música, artes, literatura.É como se, tendo gostos a parte, vivessem em mundos diferentes.Ela procura agradá-lo: assiste aos jogos de futebol que ele adora, sai com os amigos dele, frequenta os restaurantes que ele aprecia.E o que faz para si, pergunto? Longo silêncio.Queixa-se de insônia e irritabilidade.Não tem iniciativa de fazer nada, limitando-se a ficar dentro de casa. Não consegue emagrecer nem levar uma dieta adiante.Vêm lendo livros de auto-ajuda, mas continua na mesma.

E a língua italiana, a literatura, pergunto.Conta que, desde que seus pais faleceram, não mais conversa em italiano.Sua faculdade ficou para trás.Faz anos que não lê nem ouve uma música na língua querida.

De chofre, pergunta-me "Vai tratar minha depressão, doutora?. No que respondo que medicação ajuda a aliviar alguns sintomas.Mas as saudades, liberar o seu lado espontâneo, realizar os seus desejos, o que você realmente gosta de fazer e o que lhe dá prazer, sem ter que agradar aos outros, remédio nenhum pode fazer.Agradar-se a si mesma, dar-se parzer não vai estragar o seu casamento.Vai fazê-la feliz.

Pensemos nisso.Todos os dias.

Um comentário:

  1. Andei lendo um livro yunguiano - aliás o q foi muito difícil pra mim... - sobre a Deusa Inana e um paralelo sobre o feminino e o modo q sofremos por tentar nos encaixar nos padrões masculinos do mundo... Á mulher é ensinado q ser feminino é ser submissa e ser forte é ser masculino... Hoje em dia vemos cada vez mais mulheres "masculinizando-se" p conseguir um lugar de respeito nesse universo machista... ainda ñ achamos nosso ponto de equilíbrio...

    ResponderExcluir