segunda-feira, 4 de abril de 2011

"Sou ansioso"


Já adentrou o consultório desculpando-se por estar um pouco atrasado.Senta-se e antecipa, sem que eu nada perguntasse, que sempre foi ansioso e que agora isso está se tornando um problema.40 e tantos anos, jovem empreendedor de sucesso.Acredita estar "demenciando", pois a memória vem lhe traindo ultimamente.Perda de memória, queixa comum em adultos jovens com transtorno de ansiedade.

Não parava de sacudir as pernas, inquietas e , numa cascata de preocupações, refere-se a filha, de dois anos de idade.Preocupa-se com seu futuro, o que será ela diante das drogas, da moral e dos bons costumes nos dias conturbados de hoje.Até comprou alguns livros de matemática e literatura clássica para quando ela crescer.Preocupa-se com o futuro da esposa,se um dia ele vier um dia falecer.Que os negócios são sempre instáveis e que é preciso estar sempre preparado para imprevistos na economia.Insônia tem sido uma constante.Fica a pensar no dia seguinte, nos afazeres que não poderá postergar sobremaneira.

Se permitisse, ficaria a dissertar um universo de questões futuristas que o angustiam, num presente que não consegue vivenciar.Meditar, nem pensar.É um indivíduo que tudo antecipa,premedita, como se o futuro e seus acontecimentos estivessem em suas mãos.O "aqui e agora" não é usufruído na sua plenitude.O presente passa, mas só o futuro é o que importa. E o futuro nunca chega.

Não admira ser tão ansioso.Viver o que ainda está por vir, mesmo que num futuro iminente, inevitavelmente gera ansiedade. A pré-ocupação é um termo interessante: nos ocupamos de algo que ainda não ocorreu, e , ao mesmo tempo, não damos conta daquilo que nos importa momento presente.

Medicação ajuda? Em parte.Enquanto não mudar de tempo verbal, dificilmente terá uma qualidade de vida menos sofrida.Ansioso sofre...como sofre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário