sábado, 2 de abril de 2011

"Meu Problema é meu marido"





Trouxe-o consigo.Ela, com fácies de mau humor. Ele adentra o consultório com um sorriso tímido, murmurando um "bom dia". Nada mais diz depois disso. Ela conta que seu problema é seu marido; que desde que ele fez uma cirurgia cardíaca - aponta para a cicatriz na região torácida dele - ela vive irritada,de mal com a vida.Na verdade, reitera, sempre foi mal humorada, mas desde que ele "quase se foi" e ela teve que redobrar cuidados para com o cônjuge, sua irritabilidade piorou.Solicita-me que aumente o seu anti-depressivo, pois há anos vive com essa dose baixa que não serve de nada.Não gosta de sair, nem de passear.Tampouco gosta de ver gente na rua.Caminhada pelas ruas, nem pensar.Olho para seu esposo e ele só sorri, timidamente, sem esboçar palavra. Pergunto se realiza psicoterapia e ela diz que sim, mas que de nada adianta.Sugiro que aumente a frequência das sessões da psicoterapia e aumento o antidepressivo. Ela me pergunta se agora tudo vai se resolver.Olhando-a nos olhos digo que não, que só vai ajudar um pouquinho. Ela me olha, assustada.Como não? Digo que seu problema não é seu marido.Seu problema é ela mesma. Fica me olhando, sem entender. Despedimo-nos e pergunto: "Porque não aproveitam para não dar um passeio pelos arredores? Abriu uma sorveteria nova aqui pertinho. Já é um bom começo.

Um comentário: